NOSSAS INICIATIVAS

O Centro de Triagem da Vila Pinto – CTVP, é o segmento considerado o carro chefe do Centro de Educação Ambiental - CEA.


Tudo começou com o lixo!” relata Marli Medeiros, Fundadora da Instituição.


Foi fundado em 1996 por um grupo de mulheres da comunidade indignadas com a situação de vulnerabilidade em que estavam submetidas. Decidiram transformar a condição de pobreza e violência e buscar alternativas que lhes garantisse independência financeira e liberdade moral.


A principal motivação destas mulheres foi gerar e facilitar oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos seus associados e a comunidade da Vila Pinto para que fossem reconhecidas como agentes de transformação buscando resgate da dignidade, da autoestima e da cidadania.


Tinham como objetivo, a capacitação, a organização, a luta pelas liberdades individuais e coletivas, a justiça social, a defesa e promoção dos direitos fundamentais do ser humano, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.


O Centro Cultural Marli Medeiros - CEMME foi criado a partir da necessidade apontada pelas recicladoras associadas do Centro de Triagem que ficavam preocupadas enquanto trabalhavam que seus filhos sozinhos, ficavam expostos aos riscos que a “rua” oferecia.

O centro cultural desenvolve atividades e serviços nas áreas da educação, cultura, lazer, esporte, qualificação profissional, educação ambiental, assistência social, jurídica, psicológica, orientações e demais, a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores da comunidade.

Com os segmentos CTVP e CEMME já conquistados, favorecendo um público de 06 à 90 anos, surge a necessidade de atendimento às crianças menores de 6 anos.

Através do esforço da coordenação do CEA e da Secretaria Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre, em 2007 articulou-se uma parceria com a Empresa Capa Engenharia que construiu “o sonho”.

Desde 2008 a escola é uma realidade. Atende 120 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em um ambiente encantador e aconchegante. Tem como principal objetivo proporcionar as crianças um espaço de qualidade, que incentive sua criatividade, proporcione momentos de estimulação cognitiva, motora, sócio afetiva, enfim todas as áreas importantes para o desenvolvimento infantil.